Evento: VIII Encontro Blogs de Letras




A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens.
_Marquês de Maricá
Vamos falar de coisa boa? 
Pois bem, sábado (08/11) eu estive presente no  VIII Encontro de Blogs de Letras, organizado pela Cassia Carrenho e Sérgio Pavarini.

Em todos os encontros sempre tem uma editora convidada disposta a nos ensinar tudo sobre a parte editorial, marketing entre outros assuntos que surgem a partir do bate papo. É uma forma de todos terem uma maior  proximidade com a editora. Bom, dessa vez tivemos o privilégio de celebrar os 100 anos da Editora Saraiva juntamente com o selo Benvirá (2010) que teve maior destaque nesse evento, com a participação especial das duas editoras  Débora GutermanPaula Carvalho, ambas são editoras de ficção e não ficção  da Saraiva (selo Benvirá). 
A conversa foi sobre a Benvirá, além de conhecermos um pouco mais sobre os últimos lançamentos - que por sinal estão imperdíveis-  entre eles,  o livro "Um Sorriso ou Dois" do blogueiro e publicitário Frederico Elboni, sucesso nas redes sociais com o Entenda os Homens

Depois de aprender muito e conhecer todos os últimos lançamentos, fomos apresentado ao autor e jornalista  Klester Cavalcanti  (Dias de Inferno na Síria”), ele foi premiado por 3 vezes (2005, 2007 e 2013) com o prêmio mais respeitado do meio da literatura, o prêmio Jabuti de Literatura. Ele também atuou em diversos segmentos jornalístico como revistas famosas como a VejaIstoÉ Gente, entre outros. Mas não para por aí, Klester também ganhou vários prêmios de Jornalismo no Brasil e no Exterior. Indormível. 


Foi um grande privilégio, pelo menos pra mim, poder ouvir e imaginar todo o cenário devastador pelo qual o Klester passou na Síria, ele conversou conosco cerca de uma hora sobre tudo que vivenciou em um país onde o que se ver é guerra e destruição, além de compartilhar conosco as torturas sofridas durante aquele período de "futuro incerto". Resumindo foi um bate papo surpreendente onde tiramos grandes lições, entre elas, a de jamais desisti de um sonho, mesmo que ele pareça impossível,pois o Klester não desistiu nem por um minuto. Sem duvida ele é um grande repórter não apenas pela sua coragem, mas principalmente pelo seu amor a profissão - dava para perceber o tamanho da sua gratidão a todos que fizeram parte dessa sua história - , ele foi racional nos momentos  de sofrimento, conseguiu segurar a emoção, e se manteve sempre confiante, mesmo sob forte opressão. Isso é admirável, se não um dom que pouquíssimas pessoas possuem na vida. A história dele daria um belo filme,com cenas fortes porém reais sobre a triste realidade que mata todos os dias jovens, idosos, mulheres e crianças em uma guerra sem fundamento que não seja a morte e a tomada do poder.  



Como em todos os eventos do Blogs de Letras, todos os blogueiros são surpreendidos com um kit maravilhoso da editora convidada. Nesse encontro não foi diferente, celebrando os 100 anos de Saraiva, nós, leitores é que recebemos um lindo presente contendo seis livros, entre eles "Dias De Inferno Na Síria", 2 botons, um bloquinho de anotações e uma caneta exclusiva. 
"É lendo que agente cresce, e aprende. Pessoas como eu, tímida, com poucos amigos, descobriu, meio que sem querer e sozinha a magia por de trás dos livros. Nunca mais poderei dizer que conheci a solidão, pois agora os livros não me permiti se sentir só, a cada página aberta um novo mundo surge pra mim, a cada personagem descoberto desde o meu preferido até o vilão, me redescubro uma nova mulher,cheia de coragem, entre risos e lagrimas e assim vou reescrevendo minha história, com os livros,  transmitindo essa lição para a minha filha que desde já demonstra grande interesse e curiosidade pelos livros (motivo de orgulho e sensação de dever quase cumprido). Eu desejo ser referencia para ela (já que não tive esse mesmo incentivo dos meus pais), hoje me dedico a ensina-la sobre como os livros pode ser o seu melhor amigo e a força que eles tem de nos movimentar interna e externamente." 



Como sempre tivemos a gincana literária que consiste em grupos de até 5 pessoas, e o desafio nos é lançado, são feitas algumas perguntas valendo pontos, dessa forma o grupo que obtiver mais acertos ganha um prêmio surpresa... No fim, eu e meu grupo ganhamos um prêmio tão incrível que nenhum de nós acreditamos, cada um levou um LEV (leitor de livro digital) de presente! 

Por fim, deixou aqui, mais uma vez, a minha gratidão a "tia" Cassia e ao "tio" Sérgio, são pessoas que de alguma forma acreditaram/acreditam em mim. Talvez vocês dois não saibam, talvez pela minha grande e chata, timidez que me bloqueia há tanto tempo, me impedindo de vivenciar muitas outras coisas e oportunidades bacanas como os nossos encontros, mas espero que saibam que estar presente em quase todos os nossos encontros tem me feito muito bem, e que bom que eu encontrei vocês, as pessoas que me propuseram muito mais que um simples encontro, vocês me ensinaram que para ler basta querer,abrir um livro e se deixar levar ou mais que isso, para estar entre os que amam os livros não existe uma ponte que nos separa, não,muito pelo contrário. Também me ensinaram que não tem essa de o melhor leitor ou pior, existe sim, pessoas dispostas a se conhecerem a dividirem experiências.

Nos encontros conheci pessoas de todos os tipos, todos com um único objetivo: ler por amor, não por obrigação. E nesse espaço democrático que é os nossos encontros descobrir que existem pessoas que leem mais de pressa, outros nem tanto, mas no fim somos todos iguais lutando pelo mesmo objetivo; levar a leitura o mais longe possível fazer com que as pessoas se apaixonem pelo mesmo elo que nos liga, os livros. 



Para quem quiser conhecer mais sobre os encontros é só  curtir a fanpage clicando Aqui, e se você deseja fazer parte dos encontros, é só ficar atento nas redes sociais do evento, pois todo mês a equipe organizadora divulga um formulário com as instruções para participação. Se você é, em especial, um blogueiro literário tem grande chance de conseguir participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

5 comentários:

  1. Oi Carla, acabei de ler seu texto, sensacional. Fico feliz por você e pelo seu blog, uma fonte de luz a nos iluminar em meio a tanta coisa ruim, que vemos em nosso dia a dia.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, meu querido. Sem palavras pra vc, muito obrigada pelo carinho de sempre, esse blog de fato é uma fonte de refugio naqueles dias difíceis pra mim. Obrigada pela visita, volte sempre é uma honra tê-lo aqui
      Bjs ^^

      Excluir
  2. Olá Carla, adorei o seu blog. O encontro foi fantástico e falar sobre livros é falar de coisas que amamos. Já estou lendo Dias de Inferno na Síria e a narrativa é tão envolvente que dá impressão que estamos participando ativamente da história. O fato de ser uma história real e sua perspectiva mais humana sobre os acontecimentos dessa guerra faz com a leitura seja atraente. Parabéns pela resenha. Deixo o link para uma visitinha no blog www.estantedowilson.com.br.

    Wilson Brancaglioni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilson!
      Poxa,muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz em saber que vc gostou do meu cantinho, digo, blog... Também inicie a leitura de D.I.S de fato, o livro do Klester desperta em nós,leitores diversos sentimentos, a cenas já são fortes desde o começo da leitura e mesmo assim ele nos motiva a continuar desvendando cada mistério dessa trama da vida real... que com certeza será inesquecível.
      Mais uma vez te agradeço a visita e as palavras.
      Bjs^^

      Excluir
  3. Olá, amei o seu blog, e fiquei maravilhada com o seus presentes principalmente o Lev. parabéns. beijos
    me visite: http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir