Resenha: dias de inferno na Síria




"Apertei os olhos com toda a força e decidi que, por maiores que fossem o meu sofrimento e a minha dor, não iria derramar lagrima alguma naquele lugar".
Página 121




Título: Dias de Inferno na Síria
Editora: Benvirá
Ano: 2012 (2º edição 2014)
Páginas: 285
Gênero: Narrativas pessoais
Autora: Klester Cavalcanti
Classificação: 12344









Klester Cavalcanti é jornalista, além de escritor. Em seu mais recente trabalho “Dias de Inferno na Síria”, premiado com o prêmio Jabuti 2013. O livro retrata os diversos acontecimentos que ele passou em um país distante com uma cultura totalmente diferente da nossa, além de não falar o idioma local, só inglês, Klester sofreu, se lamentou e superou as maiores provações,acredito que da sua vida.

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo". Página 108

Nessa obra Klester nos revela os segredos, aventuras e suas façanhas vividas dentro de um país distante dominado pela guerra. Logo nas primeiras páginas ele já da um breve resumo do que vem por ai de tudo que ele passou.  Levando o leitor a se envolver com sua escrita viciante.

"Diante do amor, a guerra ficava indefesa". Página 277


Tudo começa quando Klester é enviado à Síria através da revista Istoé (na época, empresa ao qual ele trabalhava como jornalista), sua missão era trazer uma reportagem investigativa sobre a guerra no país. Ele foi o primeiro jornalista a ir mais longe ao que se refere à guerra na Síria (nenhum outro jornalista até hoje se atreveu a ir tão longe quanto o destemido Klester). Mas, Klester levou tão a serio a sua estadia na Síria que resolveu ir além do que lhe foi proposto (tudo em busca de trazer a verdade, não apenas estatísticas), ele queria mais, mostrar a realidade ainda oculta a nós, sobre crianças, mulheres e idosos todos inocentes mortos por essa guerra desleal.

Com apenas seis dias de permissão para ficar na Síria ele teria pouco tempo para desmantelar todos os mistérios daquele país em um curto prazo de tempo. Mas o que ele não imaginava era que sua permanência ali duraria muito mais, e as lembranças dessa aventura lhe trariam marcas eternas.

Apesar de todo sofrimento ele foi corajoso e forte, Klester foi mais um inocente vitima da guerra, mas sobrevivente dela ainda mais forte, um verdadeiro milagre. Foi com muita determinação, persistência que ele chegou à cidade mais destruída pela guerra, Homs lá Klester vivenciou momentos inesquecíveis não só para a sua profissão, mas acredito que também para sua vida pessoal.

Os relatos, as experiências, as amizades construídas em meio ao caos, tudo isso chamou minha atenção nas mais de 200 páginas de um livro repleto de emoções, garra, igualdade, simplicidade e respeito. Klester foi autor de sua própria historia, superando os seus próprios limites.

É cenas fortes, quase um filme, só que da vida real, pois dava pra sentir que a cada desabafo dele existia certa ansiedade misturada ao desespero de se libertar o quanto antes daquele cárcere, mas ao final percebe-se que esse homem conseguiu trazer pra si não apenas momentos de dor, mas foi capaz de construir laços fortes de amizades onde ninguém jamais pensou existir.

Curiosidades sobre  a edição: o livro tras 8 páginas de fotos legendadas sobre a trajetórias de Klester no país. Mais fotos e vídeos no site www.benvira.com.br/diasdeinfernonasiria


 Um livro para ser lido e relido, para ser lembrado,nunca esquecido. Eu diria mais, essa é a historia do homem que viveu de novo. 


Um dos cantores citados por Klester, Lenine. Resolvi colocar aqui como forma de homenagem:
Lenine - Envergo Mas Não Quebro





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

2 comentários:

  1. Oi Carla, sensacional! Adorei sua resenha e servirá de base ao meu ensaio! Obrigado! E adorei ela, meus parabéns, não pare nunca de escrever. Tem muito talento!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo! Me deixou sem palavras, você sempre me motivando,sempre me apoiando nessa jornada com os livros. Te agradeço por fazer parte disso. Obrigada!!! EU SOU SUA FÃ!!!!
      Você é genial com as palavras, espero um dia chegar pelo menos perto do que você faz ...Te admiro! Bjs da amiga de sempre ^^

      Excluir