Resenha: A Culpa é Das Estrelas


Título: "A Culpa é Das Estrelas" 
Ano: 2012
Páginas: 286
Autor:  John Green
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: | Submarino | Livraria Folha | Americanas |
Comprei Por: $ 24,90 

 Antes de começar  eu gostaria de despertar em você o desejo de ler esse livro e "devorá-lo" com cautela se dedicando a aprender a cada linha,a cada diálogo. Eu aprendi muitas coisas com essa história que levarei por toda a vida, e não poderia ser diferente,pois  a cada livro que escolho para ler tento me concentrar no que posso aprender,aonde posso melhorar, como posso ter um pouco daquele personagem enfim acabo vivendo muitas emoções: dou risas, me emociono e choro principalmente quando a história esta chegando ao fim. Acredito que o bom escritor é aquele que desperta em seus leitores o misto de emoções pelos quais ele carregará por toda sua vida (amadurecemos e aprendemos com os personagens) em algum momento da vida iremos vivenciar e lembrar deles. Estou realmente empolgada com o enredo dessa história e como a minha vida se tornou leve depois de ler esse lindo romance.

Hazel Grace, tem 16 anos. Augustus Water 17 anos. Os dois se conhecem em um grupo de apoio a adolescentes com câncer. Hazel não curtia muito frequentar esse grupo, porém em um certo dia ela conhece o Augustus nesse mesmo grupo, o que a faz querer frequenta-lo mais vezes. A partir dai eles se conhecem cada vez mais e desperta um afeto inesgotável entre eles. Se tornam grandes amigos, mas logo começam a namorar. Ela tem tireoide com metástase nos pulmões, um tipo de câncer (Se o seu câncer voltar em uma região fora da tireóide, dizemos que ocorreu uma “metástase”, ou foi “metastatizado.” Quando o câncer de tireóide é metastatizado, pode aparecer no sistema nervoso central, nos nódulos linfáticos do peito, na região dos pulmões ou dos ossos), Hezel descobriu o câncer aos 13 anos de idade,mas veio surpreendendo a todos com sua força, sobrevivendo a cada tratamento, basicamente pode-se dizer que ela é um verdadeiro milagre da medicina. O Augustus também tem câncer só que no caso dele a pouco tempo (um ano e meio atras, ele descobriu e começou a se tratar), é um tipo de câncer que ataca os ossos (osteossarcoma), e  diferente de Hazel o dele é "controlado", ele é um garoto feliz apesar de... Devido ao câncer nos ossos ele teve que amputar uma de suas pernas, a partir dai ele começou a usar uma prótese. Uma frase em que ele  fala: "Às vezes o osteossarcoma leva um dos membros só para dar uma sondada em você. Depois, se gostar, leva o restante."(...)

Enfim, os dois vivem uma história mágica com direito a boas risadas,aventuras e até uma viagem a Amsterdã para conhecerem o autor preferido de Hazel  do seu livro favorito "Uma aflição imperial" de Peter Van Houten. Eles viajam para tão longe na esperança de descobrir o porquê dele (Peter) não deu um final ao livro, o que provocou muitos questionamentos durante um bom tempo na vida de Hazel, ela precisava saber o que viria acontecer com seus personagens prediletos de "Uma aflição imperial" e ninguém melhor que o próprio autor para responder a essas perguntas. Enfim, nessa viagem Hazel e Augustus vivem, talvez uma das partes mais bonitas da história, que é quando eles vão para um jantar romântico na cidade da liberdade (em Amesterdã), lá eles se sentem felizes, conversam e trocam olhares como da primeira vez, e pela primeira vez fala sobre a morte e seus efeitos "colaterais".


Após algumas aventuras e decepções na cidade da liberdade, eles enfim protagonizam o primeiro beijo e a partir dai começaram a namorar, mesmo eu achando que eles eram antes de qualquer coisas grandes amigos-confidentes, havia realmente uma parceira magica entre eles, no mundinho que eles criaram e que pode-se dizer que havia felicidade.



A história continua... Porém não quero contar o que vem a  seguir pois acho que todos,realmente deveriam ler e se apaixonar pela lição de vida e humanidade que Hazel e Gus vem a nos passar.



John Green conseguiu provocar pelo menos em mim, algo que só um escritor bom de verdade consegue: lágrimas misturadas com sorrisos


O que tiro de bom desse livro? A essência do que é viver, de como devemos cuidar daqueles que amamos, seja com ou sem uma doença terminal (e que não esperemos que isso aconteça para dá amor e cuidar...) 

Essa é uma das partes do livro que mais me chamou atenção. Linda homenagem de amor de Hazel para Gus!



Essa é a música da ,história. Linda, canção!!!


Leia esse livro, e desperte o melhor de você! E se você já leu, deixe o seu comentário aqui, quero muito saber qual a sua opinião sobre o livro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

2 comentários:

  1. Tanta gente falam tão bem desse livro e to curiosa pra ler rs
    Não encontrei ainda por ai, vou procurar mais...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Vc pode comprar o livro pelo site do submarino, geralmente o preço está promocional. Corre lá! Só ñ deixe de ler esse livro, pois ele é sem duvida uma grande lição de vida... Vc vai amar a leitura e aprender muito tbm; )
    Bjs e obrigada pela visita, volte sempre ^^

    ResponderExcluir