Resenha: Saga Encantadas - Veneno - Livro 1








“a garota que podia conquistá-los com algo tão simples quanto uma maça. Tudo era tão fácil para a bela, adorável e perfeita Branca de Neve.” Pág. 13




Título: Saga Encantadas - Veneno - 1º livro
Páginas: 224
Ano de lançamento: 2013
Editora: Única
Autora: Sarah Pinborough






Uma releitura da história da Branca de Neve, de um jeito diferente. Totalmente adulto e recheado de surpresas que você jamais poderá imaginar.



E, aí você já pensou em ler a fábula da Branca de Neve, só que quase do avesso da história original? Uma das mais contadas no mundo encantado das princesas? Pois bem, só que em “Veneno” a autora foi mais longe, ela recriou uma Branca de Neve não tão ingênua assim, ela é capaz de fazer coisas que não é típico de uma princesa, uma delas, é suas cavalgadas pela floresta ou suas roupas nem um pouco convencional para época, enfim ela é uma moça comum, porém com alguns comportamentos rebeldes para uma princesa, criada na realeza. Sua madrasta- a Rainha má – que se casou com o rei contra sua vontade soube muito bem se aproveitar de todo seu poder, dominadora, autoritária e um pouco ingênua, ela pode ser ainda mais cruel que a fabula que conhecemos, ou não (isso será desvendado ao longo da história – mas creio que cada um tirara para si qual a verdadeira identidade e intenção da madrasta), além de ser muito bela e ambiciosa.

“a beleza tinha uma magia toda própria” Pág. 21

 Já Branca de Neve, a princesa sempre bela e invejada por muitos, principalmente pela madrasta mesmo não se distanciando da beleza de Branca de Neve, e poucos anos mais velha que ela. Ainda assim ela carrega consigo seus feitiços mais sombrios, mas de contra partida, penso que essa madrasta tenha sofrido sérios problemas afetivos, ela se mostrou – pelo menos foi o que eu sentir– uma pessoa carente em busca de preencher seu vazio, além de chamar atenção, só que ela o fez tudo errado (achando ser o certo), e prejudicando as pessoas a sua volta, e talvez, sem saber, ela até os amava tanto que acabou fazendo as coisas de um jeito errado na tentativa de “protegê-los”. E ao final, ela sempre se arrependia dos seus atos, mostrava ter um coração, não tão sombrio quanto parecia.

“a rainha tinha tentado se desculpar, mas Branca de Neve nem deu atenção...” Pág. 63

“... e o coração, pesado com coisas que ela não compreendia.” Pág. 65

O pai de Branca de Neve (o rei) é chamado para uma guerra que durará muito tempo, e enquanto ele ficará ausente à madrasta aproveita para executar seus feitiços mais sombrios, entre eles a tentativa de fazer uma emboscada maligna para Branca de Neve, mas o destino tinha outros planos para ela, até certo momento. Mas não satisfeita à madrasta sabe bem em que encontrar a forma “perfeita” para destruir de vez a bela princesa. Ela busca conselhos com sua bisavó, uma bruxa muito má.

Ao final da história, acredito que a autora conseguiu passar sua mensagem, ela nos faz refleti sobre o amor verdadeiro, finais felizes e se é possível viver de aparência por muito tempo. A cada página, você perceberá que nem sempre quem achava ser a pessoa boazinha ou perfeita pode simplesmente decepcionar suas expectativas. Assim como no conto de Veneno, é na vida real, vivemos aprendendo a conviver e temos a missão de descobrir quem de fato é o “vilão” da nossa vida., porque “ás vezes o inimigo pode morar ao lado.” Fica a lição!

A autora conseguiu prender minha atenção do inicio ao fim, nessa releitura inovadora e moderna, contando com riquezas de detalhes, a vida da Branca de Neve e todos os personagens principais. Fazem parte da história: os sete anões (companheiros e cúmplices inseparáveis de Branca de Neve), o caçador vítima da madrasta, o príncipe nem tão encantado assim, o rei pelo qual a madrasta dominava com seus poderes de sedução, o espelho falante, e uma personagem a mais, a bisavó da madrasta (a erva daninha).  



Minha impressão final é a melhor possível, mas ainda sim percebi que não houve grandes mudanças, pensando no todo da história original, pois muita coisa se manteve igual, foram alguns pequenos detalhes que foram mudados dos personagens principais. Mas a surpresa que está por trás do príncipe foi o que alavancou a história, mesmo porque agente nunca espera esse tipo de coisa de um príncipe. E por isso, eu dou quatro estrelas para a história, também levando em consideração a criatividade da autora, nos trazendo algo inovador sobre contos de fadas.









A saga continua só que recontando a história de outras princesas. O próximo livro é Feitiço (conta a história da Cinderela), e de cara você já vai poder ler o primeiro capitulo da história no próprio livro de Veneno. O terceiro livro da saga é Poder (sobre a Bela Adormecida), tenho certeza que a autora caprichou ainda mais nesses próximos contos. Vamos nos surpreender, de novo, com a história mais moderna possível sobre a vida daquelas que fizeram parte da nossa infância, só que com uma linguagem direta e sem muitos rodeios totalmente, para adultos. Recomendo essa saga para maiores de 16 anos. 









O vídeo bem curtinho e bacana que a Editora Única fez  apresentando o livro. Adorei a música de fundo. 

Aperte o Play 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

Um comentário:

  1. Como assim eu não conhecia esse blog? Layout perfeito, posts, resenhas, tudo! De verdade, tudo muito lindo. Seguindo, claro.
    Fiquei com vontade de ler Veneno depois de ler tudo isso aqui.
    Vai de certeza para minha lista.
    Beijoos,

    Luana Tenório - http://ameninadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir