resenha: cartas para você




Título: Cartas Para Você
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2014
Páginas: 215
Gênero: Memórias autobiográficas 
Autores: Duda Razzera 
Classificação: 5/5 




O livro é todo em “cartas”, ao qual a personagem inicia chamando-as de Aceitação (logo o leitor vai entender o porquê de suas cartas levarem esse nome). As cartas são compostas de momentos da sua vida, onde a personagem divide com o leitor cada pequeno sentimento e percepção sobre como é viver sem um pai, sem estimulo, insegura, e como superar ou pelo menos tentar superar uma perda dolorosa como essa.

"Não quero viver em uma realidade em que a sensação de ausência preenche todos os meus dias." Página 35

Vamos conhecer Georgia, uma jovem de 22 anos. Inteligente, bonita (como ela diz: uma princesa),meiga,vaidosa, bem humorada, viciada em livros e series de tv, é uma jovem feliz e um tanto carente, além de ter  tudo que se pode chamar de “uma boa vida”,  até que  o destino lhe reserva algumas surpresas. 
Primeiro: ela teve que aprender a lidar com o término de um relacionamento de um ano e meio, nada fácil. Logo encontrou consolo no colo do seu pai, e melhor amigo que logo aconselhou a filha dizendo que esse tipo de sofrimento (“perda”), só parece uma dr interminável mas na verdade uma hora essa dor passa, e a vida segue seu curso.

“Quando meu pai me dava um conselho, eu nem pensava, só fazia. Porque meu pai sempre estava certo. Ele sempre quis meu bem. Sempre fez de tudo para me ver crescer para eu atingir meu potencial máximo. E agora eu tenho medo.”

Georgia sempre teve uma ótima relação com seu pai, ao qual ela se refere como melhor amigo. E a sua história começa a partir daí, quando ela começa a escrever cartas para tentar aliviar a dor quando seu pai vem a falecer. Ela não só “perde o sentido da vida”, mas começa a desconfiar dos planos de Deus para sua vida, sente que Deus não foi justo ao levar seu pai de uma forma inesperada, afinal ele era o alicerce dela e de seu lar. Não foi fácil aceitar que seu pai já não estava mais ali, e que nunca mais olharia em seus olhos novamente, por isso ela achava que Deus havia lhe esquecido. Mas talvez, Georgia não estivesse preparada naquele momento para entender que Deus tinha grandes planos para sua vida.

“Eu não me entreguei. Fui entregue. Deus me entregou me deixou á mercê da vida. E me pergunto, por que me abandonaste?” Página 21

Eu confesso, me vi na Georgia por diversos momentos, e logo nas primeiras paginas rolaram algumas lágrimas, eu sabia que o livro iria falar comigo, só não esperava que fosse tanto assim.

Pensei nas pessoas que amo, e de como seria a minha vida sem elas, pensei no tempo que dedico a elas e como posso me esforçar para estar mais presente na vida delas curtindo cada momento como se fosse o ultimo. O livro faz a gente pensar a respeito do amor incondicional, na família, amigos, e sobre o valor que damos a essas pessoas.

“Tem tantas emoções conflitantes dentro de mim, e acho que ninguém realmente sabe. Ninguém consegue enxergar ao olhar para mim. Ninguém sabe que por dentro estou gritando a plenos pulmões. Ninguém escuta.” Página 76

Georgia é uma jovem que foi se tornando mais forte, mais confiante a cada página virada, a cada obstáculo que parecia insuperável. Uma história de amor, força e superação.
Talvez o destino nos reserve planos inimagináveis, perdas aparentemente irreparáveis, mas na história de Georgia pude sentir que tudo que aconteceu em sua vida não foi em vão, ela precisava enxergar além da relação com seu pai, era preciso enxergar sua mãe e sua irmã, era preciso conectar os pontos de sua vida novamente. De uma jovem, ela vai se tornando uma mulher forte que supera a cada dia seus medos, conflitos e se redescobre a cada nova etapa de sua vida.


 No final, se você estiver passando por alguma tristeza ou depressão profunda,  vai facilmente se identificar com a história, e o melhor, perceberá que não está só, e que nada é impossível, desde que se tenha força de vontade e persistência, a Aceitação pode até demorar, mas com certeza uma hora ela vai bater a sua porta, basta se permitir, se deixar reviver, se reamar, e quando você menos esperar elas chegará.

A lição maior que fica dessa história, é de que nada é eternamente doloroso e nada é continuamente feliz, sempre teremos momentos de oscilação, e no final das contas isso não é nenhum bicho de sete cabeças, porque se você parar pra observar todo mundo passa por momentos assim (só que cada um acha um jeito de superar sua dor), mas todos superam de um jeito ou de outro. 

O livro também trás muitas citações de pessoas famosas e emotivas, como Clarice Lispector, Cai F. Abreu, Renato Russo, entre outros. As citações se encaixam com os momentos que a personagem está passando.


Foi ótima a minha experiencia com esse livro tão intenso e verdadeiro, por ser um livro autobiográfico se tornou ainda mais especial pra mim. A leitura é bem tranquila, pois os capítulos se resumem geralmente em três a quatro paginas, e a escrita da autora é de fácil compreensão.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

2 comentários:

  1. Esse livro é lindo e mesmo não tendo lido ainda... já sinto uma emoção *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, tudo bem?
    Eu não conheço este livro, mas tive uma experiência de leitura semelhante com Querida Sue, simplesmente sensacional.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir