Resenha: vítor e o invisível






Título: Vítor e o Invisível
Editora: SESI-SP (Coleção: Quem lê sabe por quê)
Ano: 2013
Páginas: 32
Gênero: Literatura Infantil
Autor: Luiz Bras
Classificação: 5/5



"Viajar no invisível, explorar o infinito". Página 22




A história é narrada a partir do ponto de vista de um senhor de setenta anos.
Vamos conhecer o protagonista e encantador Vítor que tem sete anos de idade. Um garotinho aparentemente comum, até que certo dia ele começa a vislumbrar um mundo quase imaginário não fosse pelas riquezas em detalhes.
Vítor diferentemente do senhor de setenta anos que tem muito medo do invisível e de tudo que é desconhecido, simplesmente se encanta e se deixar aventurar por esse universo até então desconhecido pra ele, mas isso não assusta o garoto muito pelo contrário aguça ainda mais sua curiosidade se deixando levar por esse universo encantador que ele mesmo separou e nomeou como: os “minúsculos e maiúsculos”. Vítor não tem medo, porque para enxergar o invisível não se pode ter medo e, sim coragem para encará-lo tão de perto, e melhor, vivencia-lo. Vítor era uma criança muito corajosa.




 "Vocês sabem, o invisível está em toda parte. Mas ninguém o vê, porque ele é feito de coisas muito pequenas." Página 7




Ele desvenda o universo dos átomos e moléculas que só é perceptível a partir de um microscópio muito potente, o mesmo que o seu tio “touro” tem em seu laboratório, já que ele é professor de ciências. O tio de Vítor tenta lhe convencer que é impossível enxergar essas moléculas sem a ajuda de um microscópio, no mínimo muito potente, mas Vítor não está convencido desse fato já que ele ver a olho nu o que o seu tio não consegue ver.

Vítor é mais uma criança que ver beleza e saber em tudo, sonhador, mas capaz de ver além do que os olhos comuns podem ver, ele é mais uma criança capaz de viajar pelo o universo unilateral e vivenciar experiências únicas e inimagináveis, mas que com certeza permanecem por muito e muito tempo em sua memória, até que um dia essa criança cresce e necessita vivenciar tudo isso outra vez. Ou aprender a viver o invisível.

O livro trás uma mensagem particular pra cada um.  Talvez você o julgue pela capa, e tirará logo sua conclusão do tipo “esse é só mais um livro comum para crianças”, sim você acertou, só que, além disso, você percebera logo nas primeiras paginas a interação perfeita entre um senhor de setenta anos que nos conta a história, e uma criança de sete anos que está vivenciando em um mundo aparentemente inexistente, e como eles reagem as percepções e sensações do mundo particular de cada um, mas que de alguma forma se igualam no decorrer da história.



Concluo mais uma história com a sensação de encantamento e aprendizado, revivendo momentos da minha infância (saudades desse tempo). Talvez o Vítor possa ser o personagem que nos mostra o cenário de outra vida onde nenhum homem será capaz de nos dizer como é de fato estar lá, do outro lado (depois de fechar os olhos para sempre). Mas se for exatamente como Vítor vivenciou, então será maravilhoso poder tocar as estrelas e conhecer as galáxias.

Li o livro para minha filha ela se encantou, a cada página ela me fazia perguntas sobre o que via nas ilustrações (que ficaram bem desenvolvidas, por sinal), ela ouviu a história toda com atenção muito interesse, o que é muito bom.



Esse livro foi um  presente da Editora SESI-SP, em parceira com o evento 5º Encontro de Blogs de Letras  ;) Meu muito obrigada a vocês pelo privilégio de ler mais uma história infinita, adorei a leitura e com certeza minha filha vai ler para seus futuros filhos ... 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

Um comentário:

  1. Olá Adrielle,
    Aproveitando o recado que nos deixou no Skoob, convidamos você a dar uma olhadinha no nosso blog também!
    Faz tempo que não leio algo do tipo do livro "Vitor e o Invisível", mas já estou curiosa!

    Abraços e seja bem-vinda.
    Patrícia Oliveira
    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir