Desafio de Escrita: A Poem A Day



Oi pessoal tudo bem?! Mais uma vez estou eu a cá, para divulgar mais um projeto bacana que encontrei, chamado "Poem a Day" que consiste basicamente em fazer um "pequeno ou grande texto" (com o tema solicitado) naquele determinado dia do mês, no caso no mês de JUNHO. Bom, eu conheci o projeto através do blog da Camila (Durante a Crise), mas quem criou o desafio foi a Vanessa Chanice do Central da Leitura .

E como muitos de vocês já sabem,eu AMO escrever e resolvi participar para aprimorar ainda mais minha escrita e dedicar a vocês algo que será de fato um desafio a minha pessoa, já que não são todos os dias que eu acordo inspirada para escrever. Então o projeto veio em boa hora,pois tenho a responsabilidade de manter um texto ao longo do mês de Junho diariamente. Espero conseguir, e espero o apoio de vocês nos comentários. É isso, galera por enquanto deixo com vocês a apresentação do projeto e no dia 1º de junho  o meu primeiro texto. Uhuul! Conto com vocês ^^


Apesar do desafio se chamar "Poem A Day", a ideia é que você escreva absolutamente o que quiser e no gênero que quiser. Vale poesia, conto, crônica ou até mesmo textos poéticos de formato livre. É realmente um projeto com a menor quantidade de regras possíveis, apenas com o objetivo de exercitar nossa criatividade, aperfeiçoar nossas técnicas de escrita e conhecer novas pessoas que compartilham da nossa paixão pela escrita. Não existe limite de linhas, vale textos enormes ou texto com duas linhas, um parágrafo. Depende do quanto você precisa pra cumprir o desafio dado naquele dia.


COMO PARTICIPAR DO POEM A DAY


♥ Pegue um papel e uma caneta. {Ou, caso você seja mais adepto das vias tecnológicas, utilize qualquer editor de texto à sua escolha}.
♥ Verifique a lista do mês para saber qual o tópico do dia. {O número corresponde a data do mês}
♥ Escreva um texto usando o tópico do dia como inspiração.
♥ Depois que tiver escrito seu texto, será preciso divulgá-lo. Essa é a parte divertida. Você pode compartilhá-lo em qualquer rede social à sua escolha, mas pra mim as melhores são Facebook, Instagram e Twitter.Certifique-se de adicionar a hashtag #PHpoemaday na sua postagem para que eu e outras pessoas possamos saber que você também está participando do desafio! Se você preferir postar seus textos no seu blog, basta postar o link do dia em alguma dessas outras redes sociais e adicionar o hashtag ao lado do link!

Se você gosta de compartilhar pelo Facebook, também poderá gostar de participar do grupo do desafio por lá: clique aqui para participar.

♥ Agora que você compartilhou, confira os textos dos outros participantes. Você pode encontrar todos os textos clicando na hashtag #PHpoemaday em qualquer rede social e é super legal comentar e conhecer os outros escritores também!


ONDE PARTICIPAR


♥ Instagram: Tudo bem, você não pode postar um texto diretamente no Instagram, mas você pode postá-lo como legenda de qualquer foto que tenha postado naquele dia ou você pode simplesmente tirar um print do seu texto (ou de uma parte dele) e postar por lá junto com um link para conferirmos o texto na íntegra. (Tudo sempre com a hashtag #PHpoemaday).

♥ Facebook: Você tanto pode postar diretamente no seu mural pessoal como pode postar no mural do Perhappiness ou no grupo do PH Poem A Day. Agora que o Facebook também aceita hashtags, não deixe de usá-las!
♥ Blog: Se você tem um blog, pode escolher postar diariamente seus textos por lá ou fazer posts semanais com os textos escritos. Depois é só lembrar de compartilhar o post em alguma rede social para que possamos conferir a sua participação.
♥ Tumblr: Assim como no blog, você pode escolher se posta diariamente ou semanalmente (ou até mesmo se faz um grande post no final do mês), mas também é importante compartilhar o link dos posts em alguma rede social para que possamos encontrá-lo!
♥ Twitter: Como seu texto muito provavelmente terá mais que 140 caracteres, o Twitter é uma opção para aqueles que postarão em algum Blog ou Tumblr e precisarão compartilhar o link do post com a hashtag #PHpoemaday para acompanharmos a sua participação.

O QUE É O TOP 3

Todos os dias eu passarei algum tempo lendo os textos postados no Instagram e no Facebook e escolherei três em cada uma das redes sociais para ajudar a compartilhar também. O Top 3 não é nenhuma competição e nem tem nenhum prêmio pros escolhidos. Essa é simplesmente uma forma de ajudar os maravilhosos escritores que estão participando do desafio também.

UM POUCO MAIS SOBRE OS TÓPICOS DESSE MÊS

Cada tópico pode ser interpretado da forma que você achar melhor, por isso não se prenda a nenhuma regra e faça da forma que te der mais inspiração. Abaixo eu falo um pouco sobre o que EU pensei na hora de criar cada tópico, mas como eu disse você não precisa se prender a nada disso.

1. Auto retrato: A ideia era começar o desafio falando um pouco sobre você, sobre como você se enxerga, como você se descreve. 
2. O céu de hoje: É sempre interessante procurar por inspiração na natureza. O céu hoje pode estar completamente feio, cinza e nublado ou pode estar maravilhoso com um sol brilhando bem forte. Ou vai ver você enxerga beleza no céu nublado e se deprime com um sol muito forte. Não importa, é tudo inspiração. Minha ideia era que você fosse fiel ao clima que realmente está fazendo na sua cidade nesse dia e não que escrevesse um texto sobre um céu "imaginário".
3. Espelho: Espelhos são outra coisa que cria várias possibilidades na literatura. Não é à toa que Machado de Assis e Guimarães Rosa possuem contos entitulados O Espelho. {Aliás, super recomendo a leitura pra uma inspiração extra}. Brinque com as possibilidades, com os reflexos, com o objeto ou personagem refletido. Como ele se vê? Como o espelho o vê? O espelho é fiel à realidade ou a distorce e deforma?
4. Sua paixão: Quem ou o quê é a sua paixão? Escreva um pouco sobre ela!
5. Pela sua janela hoje: Assim como o desafio do céu, a ideia é que você seja fiel e passe alguns minutos em frente a sua janela. O que você vê? Você consegue contar uma história sobre essa cena? Algum personagem interessante passou pela sua janela? E como é cenário dessa história?
6. Azul: O azul pra mim sempre teve aquela coisa do "blues", triste, melancólico. Nesse dia eu escreverei sobre algo que me deixa muito "azul", ou sobre um personagem que é "feito de azul".
7. Um objeto inanimado: Esse é bem aberto. Você pode escrever uma história cujos personagens são objetos ou pode procurar descrever a poesia que existe em algum objeto específico.
8. Infância: Não precisa de muita explicação, né? Tudo envolvendo nossa infância pode ser tema do texto de hoje.
9. Velhice: Como será sua velhice? Como você se enxerga no futuro? Quem estará com você até lá e quem não estará mais? Foi pensando nesses questionamentos que criei o tópico do dia!
10. O Mar: Uma imagem muito poderosa que você pode utilizar na sua história da forma que achar melhor. Um personagem pode ter os olhos azuis da cor do mar, um amor infinito como o mar, poderoso como mar. Qualquer metáfora feita com o mar está liberada!
11. O Sertão: Todas as metáforas estão permitidas, mas eu tenho um carinho muito especial por essa imagem, então estou muito ansiosa pra saber como vocês enxergam o sertão.
12. Inspirado em uma música: Qual sua música/gênero/banda favorita? Qual aquela música que te emociona todas as vezes que toca, que marcou uma parte da sua vida? Escreva sobre ela!
13. Personagem literário: Vale enviar uma carta, recontar e criar novas cenas. Se inspire nos personagens que mais ama ou que mais detesta, naqueles livros que não saem da nossa cabeça.
14. Tudo o que você queria ter dito: ...mas não teve coragem de dizer. Ou tempo. Ou oportunidade. Agora é a hora, seja para um antigo amor ou para um ente querido que se foi. {Ou para alguém que você realmente deteste, mas precisa fingir constantemente que gosta. Um sogro, um chefe, um professor... Momento desabafo!}
15. Um gênero nunca escrito: Que gênero você nunca escreveu ou está precisando treinar mais? Use esse dia para fugir do conforto e se desafiar mais!
16. Um medo: Vale escrever sobre o seu maior medo ou sobre um personagem que tenha um medo bastante peculiar. Todos tem medos e não necessariamente eles conseguem ou precisam superá-los. Inspire-se nos seus medos!
17. Um sorriso: Adoro sorrisos e o significado que existem por trás deles. Nem todo sorriso significa felicidade. Muitas vezes eles podem significar ironia, deboche, até mesmo tristeza. Crie uma história interessante e procure por um tema que não seja tão óbvio ou clichê.
18. Só diálogos! Esse é um dos maiores desafios que todos escritores precisam aprender! ESCREVAM DIÁLOGOS. BONS DIÁLOGOS. Nada de frases desnecessárias e forçadas. Serei muito rígida pra escolher o top 3 desse dia! kkkk
19. Animal como protagonista: O personagem principal da sua história é um animal, seja a história em primeira pessoa ou não. A história é sobre ele!
20. Seu sonho de hoje: Pensei em sonho no sentido literal mesmo. O que você sonho hoje? Não tente dar 'nexo' ao seu sonho, explore as 'possibilidades-impossíveis' que ele proporciona e escreva a experiência. Se você não sonhou nada hoje, escreva sobre 'sonhar sobre nada'. A ideia também é que você seja fiel ao que sonhou HOJE e não que fale sobre um sonho passado.
21. Girassol: Essa é uma das minhas imagens favoritas e tudo fica mais poético com um girassol. Uma mulher com um vestido estampado de girassóis, "um girassol da cor do seu cabelo". Adicione um girassol de qualquer forma na história e ela ficará mais bonita!
22. Cotidiano: Chico Buarque se inspirou no cotidiano e escreveu uma de suas músicas mais poéticas. Agora é a sua vez de se inspirar no seu cotidiano.
23. Um cheiro: Eu particularmente acho muito difícil descrever cheiros nos meus textos, então fica o desafio de escrever uma história marcada por ele.
24. Uma memória antiga: Qual a memória mais antiga que possui? Escreve-a para que nunca se esqueça!
25. Um narrador incomum: Adoro histórias com narradores inusitados, xeretas, cômicos. Solte sua criatividade pra criar o melhor narrador que já escreveu.
26. Personagem histórico: Você tem algum personagem histórico favorito? Ou algum momento histórico que te inspire? Fale sobre ele hoje. O personagem histórico não precisa ser necessariamente o protagonista.
27. 100 anos de solidão: Não seria um projeto meu se não tivesse o título de uma obra do Gabriel García Márquez no meio. Mas você não precisa ter lido esse livro e nem precisa escrever um texto sobre ele, basta se inspirar na solidão pra criar a história que deseja!
28. Sua cidade: Não sei vocês, mas minha cidade é o motivo de 90% da minha inspiração! Existem tantas coisas que posso falar sobre Brasília! Existe muito que vocês possam falar sobre a cidade de vocês?
29. O deserto: Outra imagem poderosa! Já perceberam minha fraqueza né? O deserto pode ser metáfora pra muitas coisas, não necessariamente negativas e também pode ser usado apenas como cenário ou simbolismo na história.
30. O circo: Esse pode ser o cenário principal da sua história ou você pode escolher simplesmente falar de algum dos personagens do circo. Também pode ser apenas uma cena menor da história ou uma metáfora pra algo diferente!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

0 comentários:

Postar um comentário