resenha: perdida



"Eu não sabia explicar por que gostava tanto daquele livro, mas era incrível poder me perder em séculos passados, costumes tão diferentes, roupas tão lindas, paisagens bucólicas e tranquilas, o amor sendo posto à prova ..."


Título: Perdida
Editora: VERUS
Ano: 2011
Página: 362
Gênero: Romance
Autor: Carina Rissi
Classificação: 4/5

Conheci o trabalho da Carina Rissi por acaso, li uma resenha do seu primeiro livro (perdida) e me interessei pela história de imediato.

A leitura começou bem - até me surpreendi - não esperava tanto em um livro nacional,mas a Carina facilmente conseguiu me envolver a partir das primeiras páginas, me empolguei tanto que perdia a hora lendo. A principio eu gostei da narrativa, mas quando a história vai chegando ao meio tive a impressão de estar lendo um roteiro de novela (minha opinião!), e uma coisa que me faz desanimar em uma leitura é perceber que ela começa a ficar com um aspecto de novela, repetindo as mesmas informações ao longo da história. A essência da história é muito boa, me vi torcendo pelo casal em diversos momentos,mas me pegava irritada em alguns instantes justamente por ter muitas repetições de gestos ou expressões que a personagem sentia.

Em fim a narrativa é feita pela personagem principal o nome dela é Sofia Alonso, uma jovem "moderninha", viciada nos livros da Jane Austen, trabalha feito louca e tem um chefe exigente - o que não lhe agrada em nada-.  Logo no começo da leitura Sofia me fez rir em alguns momentos ao falar do seu chefe. A personagem tem um jeito único e engraçado, tenho certeza que você também vai se divertir em alguns momentos. Além de amar tecnologia Sofia tem uma amiga inseparável quase irmã,a Nina.Pensa em uma amiga inseparável, então essa é a Nina. Adorei o quanto a autora destaca essa relação bonita entre elas, confesso, meus olhos lagrimejaram em alguns momentos. 

Sofia vive em seu apartamento sozinha e pode-se dizer que sua vida quase monótona se passa entre o seu emprego e sua melhor amiga Nina (sempre muito preocupada com Sofia, as duas vivenciam bons momentos). 

Ao longo da história, Sofia acaba perdendo o seu "xodózinho" inseparável, o celular, então ela se ver obrigada a comprar outro e, é exatamente aí que a história "começa". 

Ao chegar na loja Sofia se depara com uma vendedora um tanto quanto misteriosa ela convence Sofia a comprar um determinado modelo de celular, convencida de que o celular realmente atenderia as suas necessidades mais modernas Sofia acaba comprando o aparelho. A partir daí Sofia descobre que aquele celular carrega consigo algo além da tecnologia, ele a transportará para o passado (para o século 19). É aí que Ian aparece e, muitas coisas começam acontecer. Sofia se ver confusa com  seus sentimentos e dividida entre seu "futuro" e atual "passado". Será que ela estaria ali por engano ou seria o destino tentando ajeitar alguma coisa que saiu errado? Isso você só  vai descobrir ao longo da história. Leia! ( :

Os diálogos entre os personagens são muito bem estruturados,porém, como eu disse em alguns momentos se torna cansativo, pois a impressão que eu tive foi de uma repetição sobre o mesmo assunto,mas nada que tire a essência da história que até nos faz refleti sobre alguns aspectos da vida - o que realmente importa-. E você fica na torcida para que Sofia encontre a verdadeira felicidade. 

A autora foi feliz em criar um tema tão complexo (misturando tempos antigos com modernidade). Eu consegui facilmente imaginar todo o cenário em que Sofia foi transportada  há 200 anos antes: as roupas, até a postura dos personagens da época eu consegui imaginar, era mesmo como se eu estivesse lá passeando em cada cena e vivenciando com a personagem seus momentos mais intrigantes. Uma verdadeira viagem no tempo. Por sua criatividade e o belo trabalho a Carina está de parabéns, sendo seu primeiro livro e, pra quem não sabe Perdida tem continuação, eu pretendo ler o próximo livro (Perdida 2) só não sei exatamente quando, mas espero que seja tão bom quanto esse.

Uma novidade, a história está sendo adaptada para filme, legal né? Estou ansiosa para ver aos personagens nas telonas ( :

Recomendo a leitura do livro para maiores de  16 anos.

Um conselho: se você ainda não leu perdia e vai  ler, te aconselho a não ler a sinopse do segundo livro da serie (Perdida 2), pois na sinopse contém spoiler relacionado ao final do primeiro livro. É melhor ficar na expectativa e só quando terminar  a leitura do primeiro livro, te aconselho a ler a sinopse do segundo. Dica de amiga ( ;



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

2 comentários:

  1. Já li "Perdida" e amei demais, e vou confessar que não sabia que o livro tinha continuação haha, vou procurar ler logo que puder.
    www.naoruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse livro mas não tive muito interesse em ler ele. Quem sabe mais pra frente eu tente uma leitura e mude de opinião né? hahaha
    Beijinhos linda ♥
    http://mydreamsofasummernight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir