Sintomas de Saudade



                             


Certa vez eu estava conversando com um amigo, ele me contava sobre uma garota que ele gostou muito, quando adolescente, mas na época esse sentimento era quase impossível porque ela era casada há um bom tempo, porem vivia na corda bamba da vida entre o amor do marido e da família e na  tentativa insana de descobrir sua verdadeira identidade. Ela não era feliz!


Eles se conheceram através de um amigo dele, ele diz que assim que a viu logo se apaixonou algo nela era diferente que a destacava de todas as outras, naquele momento pensou: “ela tem tudo a ver comigo, ela tem um sorriso perfeito”.  E foi assim mesmo que tudo começou, muitos outros encontros e muitas conversas paralelas no msn, os dois acabaram ficando submersos  no mundo virtual e quando se encontravam não tinha o mesmo dialogo descontraído,  afinal na “net” tudo pode carinha feliz ou triste(emotions), está tudo pronto é só clicar e enviar. Os dois eram muito tímidos, o que dificultava uma aproximação.
Ele me contou que nunca vivenciou algo tão maluco e ao mesmo tempo tão intenso.
Ele a desejava muito, e não entendia porque nunca conseguiu ultrapassar as barreiras virtuais e expor pra ela todo seu real sentimento quando estavam frente a frente. Vai ver a vida é assim mesmo, nos permite cair em ciladas que só com o tempo entenderemos.
A ausência entre eles se tornava mais presente,  já não havia aquelas conversas diárias pelo msn, os telefonemas foram diminuindo, eles iam crescendo com o tempo,  se tornaram adultos responsáveis, e aos poucos eles foram se esquecendo, assim como a areia quando escapa entre os dedos, foi o ”quase fim”, ele me disse que nunca a deletou do msn, achou melhor bloqueá-la. Em uma dessas sextas-feiras a noite, ele resolveu abrir seu ‘velho msn’ para ver quem estava disposto a trocar algumas palavras com ele e quem sabe ate marcar aquela baladinha com os amigos. Ele diz que não sabe como e nem porque, resolveu voltar no tempo e restaurar as boas e adormecidas lembranças,  resolveu desbloquear ela, e ao perceber que ela estava on, aproveitou para trocar algumas boas velhas recordações com ela, e foi assim que tudo recomeçou  depois de quase uma década, muitas novidades surgiram, entre elas a que ela estava casada há um tempinho e que pretendia engravidar no próximo ano. Aparentemente ela estava ótima, feliz, e quem sabe ate realizada. Já ele, não tinha tantas novidades, muito coisa continuava do mesmo jeito em sua vida, a não ser o segundo emprego que acabara de conquistar, uma conquista e tanto pra ele, e claro a saudade que continuava a mesma por ela.
Foi então que os dois resolveram se encontrar, ou seria se reencontrar? Enfim, ele conta que quando a viu novamente, parece que foi mais intenso do que quando eles se conheceram, o coração dele disparava, as palavras não saiam com a facilidade que ele havia ensaiado, ela muito espontânea, lhe cumprimentou com um abraço caloroso, e os dois se reencontraram na praça aonde tudo começou, conversaram por pelo menos três horas, e sem que eles percebessem  se tocaram (seus rostos) se aproximaram e derrepente um beijo surgiu em meio as recordações e a saudade de um tempo bom que eles tinham pausado. Após beija-la ele olha fundo em seus olhos e diz:
- Me perdoe, eu não d...
Antes que ele terminasse de falar, ela encontra seus lábios novamente nos dele, e diz.
-- Hoje você me fez sentir o que eu nunca havia experimentado, obrigada.
Enquanto ela falava sentia uma lagrima rolar em sua face. Ele emocionado, responde.
-- Eu não desejo estragar a seu casamento, não quero ser o motivo da separação de você, entende.
Com o semblante emocionado, sorrindo e chorando, ela responde.
-- Como você, poderia estragar uma relação que nunca existiu?! Impossível, você não acha? Acho até que você voltou para me mostrar à direção certa.
-- Nunca, existiu? Mas você tem uma aliança, você me disse que é casada... Não estou entendendo mais nada.
-- É simples. Eu posso até ter uma aliança, posso dormir com um estranho na minha cama, e a sociedade dizer que sou casada. Mas do que me adianta tudo isso quando meu coração nunca foi feliz, nunca se sentiu completo, passei  grande parte da minha vida buscando me refugiar, me encontrar sabe, e acabei  vivendo uma grande mentira e meu casamento faz parte dessa mentira. Deixei de viver os meus sonhos para viver os dele, renunciei, amigos como você, por causa dele. E percebi que eu cair no erro, talvez mais cometido pela humanidade, aquele em que você espera muito do outro e esquece-se de você.  Nesses anos todos fiz uma lista do que me faz bem, e tudo que diminui. E sabe qual foi minha surpresa, descobrir que nunca fui completa como achava, pois na lista tinha mais ele, do que eu, ninguém pode amar mais o outro e nunca ter se amado. E que bom que hoje eu entendi isso, e me libertei.

Muitos casais vivem em torno do outro, e esquece que uma relação saudável independe do excesso em cuidar do outro, e esquecer-se de si, nenhuma relação dura muito tempo quando o horizonte só é visto em um lugar e não em todo o espaço. O horizonte é imenso, é mistério a ser desvendado, é seu coração a ser cuidado e observado, porque ninguém pode ser mais importante pra você do que você mesmo. Comece a se cuidar, a se valorizar, não fique esperando que o outro lhe traga flores, cuide  do seu jardim agora, antes que seu jardim seja apenas um espaço coberto de folhas secas. Seu coração deve ser um a flor a ser regada para que o outro possa descobrir sua beleza. Casamento com curto prazo de validade tem aumentado cada vez mais as estatísticas, os casais não tem se suportado porque não tem cuidado primeiramente do seu jardim, e querem a qualquer custo cuidar do jardim do outro quando ambos estão secando. Amar é antes de qualquer coisa é se interiorizar e ainda sim descobrir que no meio de todos os seus bilhões de defeitos sempre valerá a pena se amar, se valorizar, enxergar aonde pode melhorar, ser tolerante consigo mesmo e aceitar todas as suas limitações, e se mesmo assim o seu parceiro/a não enxergar todas as suas qualidades, não se culpe, a culpa não é sua nem dele, é só o destino te direcionando sua vida para aquele que sempre te aceitou exatamente como você é, sem cobranças, sem pressa. Que aceita seu jardim com todas as flores e todos os espinhos existenciais. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

0 comentários:

Postar um comentário